QUÍMICA - GEOMETRIA MOLECULAR, ATIVIDADES COM GABARITO - 04

27 (UFSM-RS) A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.
Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra "Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul" (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).

"Os habitantes do litoral pescavam, caçavam à beira das águas, faziam fogo, preparavam alimentos integrados por peixes, aves, animais terrestres e aquáticos, preocupando-se também com a aparência, ao enfeitar-se com adornos."

Alguns dos sambaquis dos povos do litoral apresentavam ossos de peixes, de aves, de animais aquáticos e terrestres. Os ossos são formados basicamente por colágeno e fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2.

A geometria do íon fosfato (PO43-) é
a) trigonal plana.
b) tetraédrica.
c) pirâmide trigonal.
d) octaédrica.
e) angular.

28 (UFRS-RS) Considere as afirmações a seguir, que se referem à molécula da espécie química SF4, interpretada à luz da Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência.
I - Ela apresenta estrutura tetraédrica.
II - Ela apresenta um par eletrônico isolado.
III - Suas quatro ligações S - F encontram-se no mesmo plano.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

29 (UFRS-RS) O quadro a seguir apresenta a estrutura geométrica e a polaridade de várias moléculas, segundo a "Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência". Assinale a alternativa em que a relação proposta está INCORRETA.



     30 (UFRS-RS) Observe a seguinte figura.

Essa figura corresponde à representação tridimensional da espécie
a) CH3+. b) NH4+. c) H3O+. d) PH3. e) BF3.

31 (UFRN-RN) O nitrogênio forma vários óxidos binários apresentando diferentes números de oxidação: NO (gás tóxico), N2O (gás anestésico - hilariante), NO2 (gás avermelhado, irritante), N2O3 (sólido azul) etc. Esses óxidos são instáveis e se decompõem para formar os gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).
O óxido binário (NO2) é um dos principais poluentes ambientais, reagindo com o oxigênio do ar produzindo ozônio atmosférico (O3) - gás azul, instável - responsável pela filtração da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
Analisando a estrutura do óxido binário NO2, pode-se afirmar que a geometria da molécula e a última camada eletrônica do átomo central são, respectivamente,
a) angular e completa.
b) linear e incompleta.
c) angular e incompleta.
d) linear e completa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário.

Siga-nos por Email